Conheça o projeto

Desenvolvendo e aprimorando habilidades

O termo Altas Habilidades faz referência a uma capacidade significativamente acima da média. Desse modo, as altas habilidades são aptidões que podem ser desenvolvidas por meio de esforço pessoal e do ambiente.

No entanto, em contexto escolar, muitas vezes, os estudantes com altas habilidades não encontram espaço e estímulos para seu processo eficiente de ensino-aprendizagem.

Para preencher essa lacuna, após um longo período de estudos e pesquisas, o Liceu Jardim criou o Ingenium – Núcleo de Altas Habilidades, que visa oferecer um atendimento customizado aos estudantes com este perfil.

Como funciona o Núcleo de Altas Habilidades do Liceu Jardim?

Os alunos tem um encontro semanal, com duas horas de duração, no contraturno da escola acadêmica. Nesses encontros, eles desenvolvem projetos propostos pelos professores mediadores, que são organizados de acordo com os perfis dos estudantes, observados à luz da teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

Tipos de Altas Habilidades

Fonte: Portal do MEC (2006)

Intelectual:  apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas.

Acadêmico: evidencia aptidão acadêmica especifica, atenção, concentração; rapidez  de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse; habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; capacidade de produção acadêmica.

Criativo: apresenta características como originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de autoexpressão, fluência e flexibilidade.

Social: revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção apurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo.

Talento Especial: pode destacar-se nas áreas das artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas
atividades.

Psicomotor: destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.